quinta-feira, 10 de julho de 2008

Criminalização na Internet...

Vindo na onda da fiscalização intensa na Internet sobre questão de pedofilia, um projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB - MG) procura criminalizar a pirataria de episódios de televisão, livros escaneados, etc., mas também o fansub, que é a legendagem gratutita feita por fãs (e consequente distribuição gratuita dos episódios) - porém, perde totalmente a noção ao ir contra o fanfic, que são histórias feitas por fãs (fanfiction) de personagens em geral de quadrinhos, e disponibilizadas na internet gratuitamente.

Lúcida como sempre, Carol resume bem a questão.

Não é impressionante como, na hora de legislar, a maneira mais certa de "mostrar serviço" ao povão é proibir?

2 comentários:

Dr.Lazarus disse...

Mestre, não esqueça de comentar da clausula que determina pena de reclusão de 1 a 3 anos pelo reprodução de imagem, texto, etc, sem a autorizaçao do proprietario.
Como disse o Castrezana: `A cultura da liberdade se transformará em uma cultura de permissão' ( e até citar este trecho como eu fiz, se transformará em crime).

Luiz Felipe Vasques disse...

Eu fico pensando, desde algum tempo, no dia em que todos nós nasceremos com três processos garantidos nas costas, "apenas por precaução". Todos são inocentes até que se prove o contrário, certo? Então, filho, você não tem nada a temer... :)