domingo, 20 de julho de 2008

Anima Mundi - Diário do Estúdio Aberto 08 (18 e 19 de Julho)

Após uma sexta sem maiores incidentes, sábado foi meio sui generis, com uma fila se materializando quase do nada pelas 14:30. A praia deve ter segurado o pessoal, imaginamos. O destaque de sexta, pra mim, foi o Papo Animado com James McCoy, do departamento de animação da Blizzard. Animal! Quando chegamos às perguntas e respostas, fui o primeiro, e pude perguntar que, dado o know-how que eles já têm em ilustração, animação e, como qualquer um jogador de seus video-games bem sabe, roteiro; se havia planos para algum longa-metragem ou série de tv por parte da empresa. Ele sorriu e respondeu, começando com This is the best question of the world. Mas que, dado os tantos compromissos com seus próprios jogos, a Blizzard não tinha condições de, no momento, dedicar-se a isto. Mas que vontade não faltava.

Legal ver como outra gigante no mercado de animação, por mais 'paralelo' que seja, ainda preza a importância em se saber desenhar e pintar à mão, antes de se ir para o computador. Muito legal, mesmo!

Jean Ann Wright é uma roteirista profissional de animação no Rio a convite do evento para dar uma workshop do assunto, da qual infelizmente perdi o prazo de inscrição. Tem um livro muito bom sobre o assunto, Animation Writing Development, do qual possuo um exemplar.

Não me furtei em pedir um autógrafo dela, hoje, na já tradicional festa dos animadores. Simpaticíssima. Pelo visto nem deu trela pra gafe do outro dia.

Além disto, ainda na festa uma demonstração de Pika Pika, animação com canetas de luz em pleno ar. O vídeo do link não faz jus a todo o processo, dá realmente, se tivermos controle na mão, ou algum parâmetro para nos guiar, fazer desenhos no ar sequenciais, e depois com as fotos rodar de uma vez e termos uma animação.

Pensei, que glorioso isto ficaria com holofotes no deserto à noite, fotografado por satélite.

Amanhã, the last goodbye...

Nenhum comentário: