segunda-feira, 12 de maio de 2008

Os Doze Reis...

... já ouvi uma variante que seriam 36, mas Jorge Luis Borges, em seu O Livro dos Seres Imaginários, conta que eles são os 12 homens e mulheres justos, pelos quais Deus não dá um ctrl+alt+del geral e acaba com tudo logo de uma vez.

Talvez um eco com a passagem de Sodoma e Gomorra, quando Abraão procura interceder por seus habitantes, e Jeová diz que mesmo que houvessem somente dez justos na cidade, Ele não a destruiria.

Nunca ouvi falar de Irena Sendler até o jantar de hoje, quando no Jornal Nacional se anunciou sua morte aos 98. Perda minha. Enfermeira, assistente social, procurou ajudar os judeus do Gueto de Varsóvia, ao risco de vida. Contrabandeou 2.000 crianças para fora, para conventos, famílias católicas, etc. Presa e torturada pela Gestapo, foi solta por suborno a oficiais nazistas feito por movimento de resistência Zegota (Conselho de Ajuda aos Judeus), que ainda assim a soltaram em uma floresta, com braços e pernas quebrados.

Enfim.

Acho que uma dos Doze, da geração atual, finalmente foi descansar. Esse é o olhar que eu acho que gostaria de ter, se conseguir chegar aos 90. Um olhar leve, tranquilo, de bem com a vida. Mesmo tendo passado pela boca do inferno.

Nenhum comentário: