segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Primavera dos Livros 2009

Fui ontem, no último dia, de tarde. Mas fui!... após anos só me lembrando de procurar a existência disto quando já havia terminado, finalmente compareci, neste domingo nublado, aos belos jardins do Museu da República, por onde os estandes das publicadoras da LIBRE - Liga Brasileira de Editoras - se espalhavam.

Durante algumas horas, distrai-me por inúmeros títulos de muita coisa boa e bonita, com descontos bons, via de regra. Revi amigos e conhecidos que não esperava (todo mundo que marquei furou), conversei com livreiros. Havia algumas barraquinhas de comes e bebes (cheguei um cliente tarde demais para a água de côco), e uma inesperada e ótima trilha de rock'n'roll de fundo, nada agressivo ou intrusivo. Diversas famílias ali, provavelmente porque aquela jóia que é o parque do Museu normalmente é frequentado por público semelhante.

Havia uma barraca de leitura de textos e poesias infantis. "- Dedicado às mulheres negras, que tanto fizeram por nós, não?" As crianças, claro, queriam mais era pular com os mini-puffs.

O evento produziu um belo catálogo, conciso, com uma página por editora associada com informações básicas e três títulos que quisessem promover. Vi muitas coisas legais, mesmo, pena que nem todas pude comprar:

História da Arte Brasileira para Crianças: uma excelente idéia em meia-dúzia (o site diz quatro, mas lá me mostraram seis) de volumes, esta coleção traz em texto conciso e belos exemplos ilustrado o tema para um público mais jovem, sem afugentá-los. De Nereide Sclilaro Santa Rosa, Edições Pinakotheke, 2002 (o site do catálogo indica outra editora, não entendi nada).

A Odysseus Editora concentra-se, mas não exclusivamente, em tudo o que tiver cara de Grécia Antiga, fazendo jus ao nome. Uma coleção de clássicos de mitologia grega recontados para jovens de Menelaos Stephanides, autor bastante popular na Grécia, vem sido apresentada por eles.

E o que arrematei:

Antes de Colombo Chegar, de Adriano Messias, ilustrado por Vanessa Alexandre. Compila em português e espanhol, para o público infantil, lendas astecas, maias e incas. Alis Editora, 2009.

De Engenho a Jardim - Memórias históricas do Jardim Botânico, Cláudia Braga Gaspar e Carlos Eduardo Barata. Pela Capivara Editora, que também tem um belo álbum da coleção de fotografias da Princesa Isabel.

De vez em quando eu voltarei a este post, caso eu lembre de algo que valha à pena mencionar, estou certo que há.

Por último, gostaria de parabenizar ao evento por provar que pode ser feito uma feira de livros onde não estejam à venda esotérico, dieta ou auto-ajuda.

Espero me lembrar da PdL ano que vem!

Um comentário:

Unknown disse...

Nome: maíra barbosa

E-mail: mairabarbosa43@yahoo.com.br

Cidade: leme do prado

Estado: MG

Mensagem: Tenho 18 anos, sou estudante de Ciências Econômicas, ganhei a metade da bolsa pelo PROUNI, sou apaixonada por ciência, economia,direito, administração, informação e tecnologia. Eu gostaria de pedir que me enviassem títulos concedidos como cortesia, gosto muito de ler e ficaria muito agradecida se me ajudarem com exemplares deste ou de outros gêneros ficaria agradecida. Meu endereço: Nome: Maíra Barbosa Rua Rafael de Souza, Acauã, Leme do prado - MG, Cep, 39655-000.