terça-feira, 10 de novembro de 2009

Emile Reynaud

Emile Reynaud foi um pioneiro da Animação. A poucos anos antes dos Irmãos Lumiére apresentarem a primeira sessão de cinema, Reynaud se apresentava com desenhos animados por ele mesmo, em máquinas ópticas de sua criação para seu público. Até onde sei, ele era uma espécie de one-man show, que dos desenhos à bilheteria, ele estava em todas.

Ao ver a projeção dos Lumiére, e entendendo que o processo deles era bem mais rápido, acreditou estar obsoleto e anteviu sua própria falência. Em um ataque de depressão, pegou toda a sua obra - filmes e maquinário - e jogou no Sena.



Le Pauvre Pierrot é uma das poucas obras que sobraram aos dias de hoje. Na entrada anterior do blog, falei do Dia Internacional da Animação. O 28 de Outubro não é por acaso, foi escolhido por ter sido a primeira exibição conhecida de Reynaud.

É curioso ver a escolha do tema. Com personagens como o pierrô e - imagino - o clown em cena, isto me parece demonstrar a popularidade do gênero - harlequinades -, também presente em muitos livros infantis, do outro lado do Canal da Mancha.

Nenhum comentário: