terça-feira, 4 de agosto de 2009

Semana Internacional de Astronomia

O Rio sedia desde ontem, e vai até 14 de Agosto, a Assembléia Geral da União Internacional de Astronomia. Há eventos e palestras sobre astronomia, como na Fundação Planetário:

A programação do Planetário vai desde palestras com tradução simultânea, exposição de fotografias até coquetel de abertura, entre outros. Para o presidente da Fundação, Celso Cunha, é uma honra receber um evento desta envergadura no Planetário. - Temos uma grande preocupação em unir entretenimento e difusão científica. O Ano Internacional da Astronomia vai permitir que a sociedade tenha mais informações e conheça, sem preconceito, como funciona a mente do cientista. A Fundação Planetário se sente orgulhosa em participar desta missão de difundir a ciência e, em particular, a Astronomia, promovendo com isso a inclusão de diversos setores da sociedade.

No Portal G1, mais informações:

Quem não é sócio da IAU também pode aproveitar a presença dos grandes nomes da astronomia que estão no Rio. Paralelamente à assembléia, três palestras serão realizadas no Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio, com entrada franca.

No dia 5 de agosto, às 19h30, Jim Bell, da Universidade de Cornell, mostra as curiosidades sobre o planeta Marte. Dia 7, às 18h, Franco Pacini, da Universidade de Firenze, debate sobre o legado de Galileu. E no dia 12, às 19h30, Françoise Combes, astrônoma do Observatório de Paris, fala sobre o nascimento e a vida das galáxias.

Além do Planetário, o público que passar pela Cinelândia, no Centro, a partir desta terça-feira, poderá participar de atividades relacionadas à astronomia, em uma tenda de 450 metros quadrados. Parte da programação do encontro da IAU, o evento “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela” oferece exposições, atividades interativas, oficinas, planetários infláveis, palestras de curta duração e observação do Sol por meio de telescópios.

Nenhum comentário: