quarta-feira, 15 de julho de 2009

Anima Mundi - Diário do Estúdio Aberto - 14/07/09

Segunda voltando à programação normal, com menos gente que domingo.

Consegui ficar para ver alguma coisinha. Peguei o final da sessão das 19h na Praça Animada, a Curtas 12 (para a programação online do evento no Rio e em Sampa, clique aqui). Não estou conseguindo encontrar o programa para dar nomes aos bois, mas também só vi os últimos três, e é fácil identificar: é uma sessão que termina com o magnífico Presto, da Pixar.

Antes tem um estoniano, Inherent Obligations (é, lembrei), de pixilation com stop-motion. Esteticamente tem coisas muito interessantes, mas acho que se perde um pouco. Vale pela crítica à questão do reality-show que, pelo visto, também é uma praga naquelas latitudes e longitudes. Tem no Youtube, mas não está completo... não consegui ver se o resto está lá.

E antes desse, um que depois ponho o nome. Mas é um CG 3D que imita um pouco animação de recorte de papel, trabalha com uma perspectiva propositalmente errada... o pouco que vi deste achei interessante.

"Felipe, pode cuidar da câmera para filmar o pessoal do Bolt?" Claro que posso. E, assim, cuidei da câmera para uma palestra interessantíssima que se centrou sobre problemas iniciais de character design do cachorro-protagonista, que levaram a produção a ser interrompida por um tempinho até acertarem a concepção e modelagem (foram atrás de A Dama e o Vagabundo), criação de um manual de do's and don'ts aos animadores e ainda, mais importante: perceberam que os departamentos internos, de animação, modelagem, rendering e um outro simplesmente não se comunicavam tanto assim. Os palestrantes - nomes, depois - contaram que tiveram que fazer algo quanto a isso, puseram todos para dar pitacos e oferecer propostas, em cada fase da produção.

John Lasseter foi um dos produtores de Bolt, eu perguntei depois se essa integração era um método da Pixar, incorporado depois da compra (cough, cough) pela Disney. O animador me respondeu que não saberia dizer, aquele era o primeiro trabalho que ele realizava na Casa do Mickey.

Passou o longa depois, mas não fiquei para assistir.

Nenhum comentário: