quinta-feira, 9 de abril de 2009

De Omissões e Tragédias...

A Itália passou por um terrível sismo. A cada dia que se passa, menores as chances de se resgatar alguém com vida.

Gianpaolo Giuliani é um geólogo que chegou a ser denunciado à polícia por promover pânico, por antever o fenômeno.

Cinco anos atrás, no tsunami da Indonésia, outro cientista que também antevia um desastre vindo foi igualmente afastado por interesses políticos e econômicos.

Tenho a firme impressão que, se de "cientista" a profissão dos afastados em questão fosse "jornalista", a imprensa global estaria chiando loucamente sobre censura e direito de informar/do público ser informado. Ou será que, realmente, está tudo sempre na dependência de uma espécie de máfia corporativa, que só reage quando sente que um de seus integrantes está ameaçado? Alô, Barone, estou exagerando? E penso não só tudo isso:

Não deveriam ser os responsáveis por essas omissões serem acusados de crimes contra a Humanidade?

Um comentário:

Barone disse...

Felipe... pode parecer coisa de quem crê em teorias da conspiração ou coisa que o valha, mas acho que estamos, sim, à 0mercê de governos que esperam as coisas acontecerem para se mecherem de fato.

E isso se dá em todos os níveis da administração pública. É aquela história da esquina onde sempre há acidentes mas que só recebe um sinal quando morre alguém cuja morte é "digna de ser noticiada" ou quando a população faz barulho suficiente para incomodar os poderosos.

Estamos à mercê da falsidade, da omissão e da irresponsabilidade de quem governa e, também, de nossa própria inércia enquanto cidadãos.