terça-feira, 24 de março de 2009

Os Bastidores de Watchmen


Dificilmente haverá uma obra dentro das HQs de super-heróis mais importante do que Watchmen, a mini-série em doze partes (aqui no Brasil, originariamente em 6 volumes) escrita pelo genial Alan Moore e desenhada pelo mestre Dave Gibbons.

É contemporânea a Batman - o Cavaleiro das Trevas (esqueçam o filme de mesmo nome, seus méritos são outros), de Frank Miller, outra obra que redefiniu o gênero, para o que há de bom e de ruim feito depois.

Adaptá-la era considerado um feito impossível, e após muitos e muitos anos, o impossível foi dispensado (disseram o mesmo de O Senhor dos Anéis), em um filme que só os puristas, dentre quem não leu a HQ original, não gostaram.

O filme é, por sinal, maravilhoso, "seguindo a cartilha" quando dá, e tendo soluções muito bem sacadas, mesmo, em prol da adaptação.

Os Bastidores de Watchmen (editora Aleph, 2009) é baseado nos estudos de Gibbons para a obra, além de histórias envolvendo a produção da série. E haja estudos. E mais estudos. E estudos. Personagens, enquadramentos, cor... quem é mestre, faz e ensina. Imperdível para amantes de quadrinhos e design gráfico.

2 comentários:

Daniel Braga disse...

Eu preciso ver este livro!!!

Luiz Felipe Vasques disse...

Vc o verá, sem dúvida alguma!

Ah, o filme, o que foi aquele filme!?