segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gnugráficas...

Nesta última sexta e sábado, no auditorio da até então desconhecida para mim Estação Leopoldina (palco de eventos como o recente Back 2 Black Music), houve a terceira edição do GNUGraf, que anunciei alguns dias atrás logo aí abaixo. Havia ido no primeiro, perdi infelizmente o segundo, pude participar do terceiro, e não só como platéia: explicação de CeltX ai, alguém?

O evento foi uma reunião de palestras e alguns minicursos de programas gratuitos, desenvolvidos originalmente para o sistema operacional Linux, mas que também são compatíveis pra PC e Mac. É uma comunidade engajada em divulgá-los e desenvolvê-los como proposta alternativa à licenças de milhares de dólares e, sendo gratuitos, são muito bom para, digamos, escolas e iniciativas pequenas que não têm como pagar. É um clima bem legal, estar no meio daquele engajamento todo, ver a paixão de quem organiza, ver as idéias que circulam e suas mentes pensantes. Os planos e propostas... é renovador.

De quebra, conheci o espaço lá. Sempre passei direto pela região, nem me toquei da Estação Leopoldina. É um espaço bonito, uma construção do final dos 1800. Um grande pátio com trens abandonados e um terminal mais moderninho desativado, matagal por todos os lados. É aonde funciona a escola de circo, pelo jeito. Descobri que lá se reúne um nicho, o da Associação de Ferromodelismo do Estado do Rio de Janeiro - sim, se você tem paixão por trenzinhos elétricos, lá é, definitivamente, o seu lugar.

Foi tudo bem interessante, enfim.

Nenhum comentário: