quarta-feira, 17 de março de 2010

Nivelando por baixo, como sempre...

... impressionante.

Em resumo: há um projeto de lei tramitando para que se extingua o exame da OAB. Sim, será o império dos rábulas. Segue o texto:

Na justificativa do projeto, Gilvam Borges - que se encontra licenciado - argumenta que o exame é injusto, uma vez que uma grande quantidade de pessoas fica fora do mercado de trabalho, pois os índices de reprovação chegam a 70% do total de candidatos.

O exame da Ordem foi instituído em 1994. O objetivo é selecionar, pela aferição de conhecimentos jurídicos básicos, os bacharéis aptos ao exercício da advocacia.

Sempre achei estranho algum fator externo à uma faculdade auferir ou não um título qualificador - isto não já estaria embutido em um diploma? Achava até meio autoritário, por parte da OAB. Mas até ai, nossa sociedade civil se amarra mesmo num tacape... voltando ao assunto: a partir do momento em que um índice de reprovação é de 70%, isto não é uma forma de separar o joio do trigo? E ainda, não é uma forma de avaliação das próprias instituições de ensino de Direito? Porque então não pegar no pé da base, ou seja, fazer ter certeza que um estudante de Direito realmente esteja se diplomando por mérito, e não por carregação em alguma fábrica de diploma, apenas pra mamãe e pro papai dizerem "bem, pelo menos está formado"?

É triste.

Nenhum comentário: