terça-feira, 2 de junho de 2009

O Ruim, o Mau e o Feio

1) A Copa no Rio


Pinçado do Gravataí e Merengue, que, aliás, vem com o alerta de que o Azteca no México parece que sediou as finais de 70 e 86. Mas, como ele mesmo indica... vamos comemorar o que, mesmo? A mais espiritual das derrotas, inexorcizável, do futebol brasileiro? Neeeeat-o.

2) Lulu Teen

Sim, depois da Turma da Mônica Jovem, agora Luluzinha vai ganhar uma versão adolescente. Não vou entrar na onda purista aqui: a doce infância dos dias passados não sustenta as vendas de hoje em dia, como costumo dizer. O projeto é da Pixel, house da Ediouro destinado à publicação de quadrinhos e responsável pelo projeto, conforme indica o Blog dos Quadrinhos, de onde me repassaram a dica. Haverá, assim como com a TdMJ, uma aproximação do público fã de mangá, mexendo bastante no design mais básico (adeus olhinhos pretos).


E aqui ela está: uma menina simpática, adolescente, e irreconhecível a tal ponto da personagem original que precisa de uma foto como suporte para explicar que ambas são a mesma pessoa. Por mim podia ser a Magali, ela está extremamente genérica. Ok, então as crianças de hoje em dia se vestem como a Luluzinha, Bolinha e o resto do pessoal: mas ainda assim, ela poderia ter uma camisa vermelha, por exemplo, mesmo que estampada. Podia ter uma boina mais transada (alguém ainda fala transada?), também vermelha, para remeter à personagem infantil.

Ou talvez assim, como tão bem resumiu o ilustrador Jean Okada (se ele me der autorização, reproduzo os desenhos aqui). Notem que ele ainda foi mais além do que eu pensei e fez do cabelo, talvez a mais fundamental característica da personagem, algo atual e igualmente identificável. Gostei muito do Bolinha, que vem neste aqui. Mas a Luluzinha que me amarrei foi a do segundo, que aliás na minha opinião pegou o jeito da personagem direitinho.

Update: Tive a oportunidade de folhear o produto. Os personagens, irreconhecíveis. Ótima chance, por isso mesmo, perdida para se tentar algo novo.

3) OSOP/OGOP/Serra Presidente/etc.

O motoboy atropelado e a pizza caída - o melhor símbolo para SP?

A imagem possui elementos gráficos mais condizentes com ginástica olímpica, acho que podemos começar aqui, do que com o futebol. Não me parece a escolha mais correta das cores, uma vez que vermelho nada tem em comum com as de nossa bandeira - apesar da demagógica explicação de que as cores representam as muitas culturas diferentes na capital paulista, e blá, blá, blá, blá, blá. Quem conhece SP mais que eu garante que o vermelho e o preto, devido à bandeira estadual, sempre devem sempre estar de alguma forma em destaque em casos envolvendo a cidade e o estado, pois o paulista/no reconhece a própria bandeira (alguém no Rio se lembra de imediato exatamente como é a bandeira fluminense? Google não vale). Até ai, ok, pelo que se vê nas cores da tipologia. Mas o vermelho na ilustra, com licença, não tem nada a ver.

E ainda, a imagem do logo está solta, livre, leve - e solitária, frágil e simplesmente fraca. O tal "voleio", ou como quer que se chame, que deveria ser um grande momento de uma partida, é para estar representado aqui. Mas não está. A imagem não apreende, a antecipação não antecipa, o impacto não ocorre.

A imagem e a tipologia (a Ferrari mandou lembranças) não se relacionam em momento algum. A imagem, solta no ar, contrasta com o tijolo abaixo do texto. Não há comunicação, de forma alguma, entre ambos.

Não estou certo, ainda, da qualidade do acabamento da peça. É isso que ganhou uma bela representação junto ao estado?

Deixaram o macaco da novela das seis, ou o publicitário envolvido fazer o trabalho de um designer gráfico, e deu nisso. São Paulo merecia melhor.

E hoje é apenas terça-feira, e eu já tô bom.

P.S. - eu e a turma de design gráfico, a dona moça aqui então nem se fala.

Curiosíssimo Update: do site da AdNews, de 2 de Junho do corrente, sobre o logo:

O clima da Copa do Mundo de 2014 já começou para a cidade de São Paulo, recém-escolhida como uma das cidades-sede aptas a receber os jogos da competição. Com isso, os paulistanos acabam de ganhar uma logomarca oficial, criada pela MPM Propaganda, que estará presente, a partir de agora, em todo material de comunicação do mundial que fizer menção à capital paulista. No trabalho, as iniciais de São Paulo formam ao mesmo tempo a imagem de um jogador fazendo um ‘voleio’. (...)
O grifo, acima e abaixo, é meu. Mas eis que, recentemente, no GloboEsportes.com:

A cidade de São Paulo, escolhida como uma das 12 sedes para a Copa do Mundo de 2014, pretende realizar um concurso para escolher o logotipo oficial do município na competição de futebol. O presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, só quer esperar a Fifa definir se o Brasil terá um único logo ou se cada cidade poderá ter o seu. (...) O logo apresentado no estádio do Morumbi, no último domingo, foi utilizado apenas para o anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo. Caio Luiz de Carvalho disse que aguarda a decisão da FIFA para começar a divulgação do concurso.
- Nós não vamos trabalhar em cima daquele logo de domingo. Ainda não recebemos uma resposta oficial, mas assim que for definido, vamos comunicar.
Ah, tá.

Nenhum comentário: