sábado, 16 de maio de 2009

Computador ecológico

Do blog Ciência às Cores, dedicado à divulgação científica um artigo sobre o computador ecológico: idéia da firma espanhola iUnika, é um hardware completo que funciona com baterias a energia solar, todo feito de fibras vegetais e substâncias naturais, que degeneram bem mais rápido que o plástico: é o Gyy.



"Entre as características do computador podemos destacar as suas 700 gramas, 4 horas de autonomia ou as 25 cores diferentes em que se apresenta. É um computador ultraleve, como outros que estão a ficar na moda, com 22 x 16 cm. de tamanho e ecrã de 8 polegadas.

Mas o que é verdadeiramente especial neste é que tem, nalgumas das suas versões, placas solares para recarregar a bateria enquanto se está a trabalhar, aumentando muito a sua autonomia, e que a sua estrutura foi construída com materiais totalmente biodegradáveis: amido, farinha de milho e celulose, formando um bioplástico que suporta até 85 graus de temperatura."

Funciona com linux. Preço estimado, 130 euros. Fico pensando se não seria uma saída natural para o Brasil, em termos até de engenharia da computação.

Nenhum comentário: