quinta-feira, 27 de novembro de 2008

E tome política de quotas...

Um debate rola agora na Globonews entre o Senador Cristóvam Buarque (PDT) e o dep. fed. Paulo Renato (PSDB), ambos ex-Ministros da Educação, sobre política de quotas em escolas e universidades.

O Senador é o mais doce iludido. Apóia a quota étnica universtária, para que se possa ter uma elite negra no Brasil, mudar a cara da nossa elite. Imagino que o Senador creia que esta nova elite seja uma elite solidária, face a história do negro no Brasil.

Desnecessário dizer, estou babando sangue.

Como se não bastasse tudo o que costumo pensar sobre uma escolha baseada em critérios étnicos para o que quer que seja, eu acho que este motivo é inexistente. Uma elite social é uma elite social. Period. A capacidade de atribuir um excesso de vícios a um grupo social ou étnico é tão racista quanto a capacidade de atribuir virtudes em excesso, pois ambas as atitudes desumanizam o alvo: a primeira, em um negativismo, pondo-o além de qualquer redenção. A segunda, por privá-lo da dimensão do erro.

Os debatedores concordam, discordando, que o critério de estabelecimento do que é 'raça' é totalmente subjetivo, e haja IBGE para definir isto - é claro que não vai dar certo. Isto apenas irá polarizar a questão racial, o mestiço no Brasil terá que escolher lados.

Disse o Senador que uma vantagem é tirar de debaixo do tapete o assumir-se negro. Ok. Sem problemas até ai. O que pega, entretanto, é o novo "debaixo do tapete", o novo "não se comenta isto": pessoas que, claramente - no pun intended - não são negras. E, se apelarem para o 'realidade é percepção', então na minha realidade vejo muita gente se iludindo, em prol de uma auto-afirmação que não irá valer a pena, em um projeto geral de Brasil.

Imagino que Darcy Ribeiro, que defendia a 'raça brasileira' baseado na mestiçagem, esteja rolando no túmulo.

2 comentários:

Barone disse...

Excelente Luiz Felipe. Assino embaixo. Escrevi sobre tema próximo hoje. Veja a seguir http://escrevinhamentos.blogspot.com/2008/12/formao-superior-nica-sada-para-incluso.html

Luiz Felipe Vasques disse...

Recomendo muito a leitura do artigo. É bacana ver essa "solução" sendo discutida o máximo possível.