Ontem, 15, fiquei filmando o Papo Animado com um pesquisador de animação americano, Amid Amidi, que trouxe um excelente material sobre os anos da United Productions of America, a UPA. Tudo genial. A UPA é um estúdio dos anos 40 formado por animadores originais da Disney que saíram de lá, montando um esquema próprio, desenvolvendo para a televisão.
A UPA quebrou muito com a estética formal, talvez a coisa mais próxima de um clacissismo da animação, da Disney, enveredando por saídas estéticas e funcionais que ao mesmo tempo obedeciam a necessidades de orçamento mais baixo - era o início da chamada 'animação limitada' - e que também podiam experimentar. Dessa época veio tanto Mr. Magoo quanto, mais tarde, o design de personagens para a Hanna-Barbera de gente muito querida de todos como Os Flintstones.
Nos estandes, tudo tranquilo...
Hoje teve o maior dia de atendimentos até então, 92 animações completas. Três ou quatro Michael Jacksons, e isto, só hoje. Engraçado ver com os grandes eventos são traduzidos na hora da experiência pelo grande público: 11 de Setembro, Copa do Mundo, etc. Uma menina se enrolando toda pra desenhar um moonwalk chegou a exclamar que não sabia porque havia escolhido aquilo, pois nem gostava tanto assim dele.
Não fiquei para ver as sessões... canseira e fome. Amanhã prometo ver as duas, das 19 e ds 21.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário