terça-feira, 25 de agosto de 2009

Engraçado...

... uns 40-50 anos atrás, a classe média brasileira viva sob o pavor da ameaça comunista.

Hoje, parece que vivemos sob a ameaça criacionista. :)

Os comunistas estavam próximos ao poder, os criacionistas estão próximos ao poder.

Os comunistas estavam se infiltrando em nossa rede de ensino, os criacionistas estão se infiltrando em nossa rede de ensino.

Os comunistas eram tão recheados de boas intenções que não havia espaço para um raciocínio crítico, os criacionistas são tão recheados de boas intenções que não há espaço para um raciocínio crítico.

Como será a nossa Redentora?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Promessômetro de Eduardo Paes...

... excelente serviço. Não cheira bem, mas até ai...

Eu votei no outro cara.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Todos os nossos 1984...

A essa altura, não é novidade: a Amazon, à revelia dos compradores, deletou determinado conteúdo do kindle sem aviso prévio a seus usários e compradores, reembolsando-os financeiramente. O conteúdo? As obras de George Orwell, Animal Farm (A Revolução dos Bichos, em português) e 1984. Especialmente sobre esta última, mais emblemático, impossível. Impossível.

1984 talvez seja a obra das obras sobre um governo totalitário e realmente opressor, que chega a ponto de reescrever a História, adotando para si as glórias e feitos do passado, remover artigos de jornal que criticassem o Partido, etc. e tal. Crítica ao stalinismo na época, mas que hoje em dia transcende ideologias ou suas ausências, sendo uma metáfora de qualquer sistema opressivo.

Recebi, com entusiasmo até, a notícia de que na Califórnia, por decreto do Governator, todo o sistema público de ensino iria adotar uma forma semelhante ao kindle, do que entendi, como livro didático: a idéia é, assim que confirmadas fossem novas descobertas, a disponibilização in promptu aos alunos. Achei isso muito legal, mesmo. Mas comecei a divagar, pelas obscuras ruelas mal-iluminadas dos meus achismos, de que um belo dia os alunos poderiam ligar seu kindle e *plim*: A Terra tem 6.000 anos de idade. Tenha um bom dia, cidadão.

Para não dizer, talvez toda uma, digamos, História da Pedagogia esteja ameaçada, e suponho que isto tenha a sua relevância.

E, é claro, começa a feira de erros: os direitos do consumidor. Ora, se fosse na vida real, alguém da livraria poderia entrar na minha casa e pegar um livro que comprei de volta, deixando o dinheiro pago por ele, sem antes me consultar? Não sem algumas cadeiradas no processo.

(Ainda digo: é culpa do Bill Gates. :) A M$ é que tem essa mania de fuçar no seu sistema operacional sem te consultar, já que você, macaquinho, não sabe mesmo de onde vêm as bananas. Tornou-se tradição na informática.)

Deve ter alguma tese, em algum lugar: nunca a geração, veiculação e, consequentemente, acesso à informação esteve tão facilitado na História, e igualmente, nunca esteve tanto a perigo: não somente de manipulações espúrias como esta, mas considere deixar seu palm cair no chão da altura da mesa. Considere deixar sua agenda velha, papel, do seu andar.

E ai, ainda por cima, leio o motivo do qual logo uma livraria incorre em ato tão trevas: eles não querem trabalhar com títulos sem direitos autorais. Outro catatau de erros a ser destrinchado.

Semana Internacional de Astronomia

O Rio sedia desde ontem, e vai até 14 de Agosto, a Assembléia Geral da União Internacional de Astronomia. Há eventos e palestras sobre astronomia, como na Fundação Planetário:

A programação do Planetário vai desde palestras com tradução simultânea, exposição de fotografias até coquetel de abertura, entre outros. Para o presidente da Fundação, Celso Cunha, é uma honra receber um evento desta envergadura no Planetário. - Temos uma grande preocupação em unir entretenimento e difusão científica. O Ano Internacional da Astronomia vai permitir que a sociedade tenha mais informações e conheça, sem preconceito, como funciona a mente do cientista. A Fundação Planetário se sente orgulhosa em participar desta missão de difundir a ciência e, em particular, a Astronomia, promovendo com isso a inclusão de diversos setores da sociedade.

No Portal G1, mais informações:

Quem não é sócio da IAU também pode aproveitar a presença dos grandes nomes da astronomia que estão no Rio. Paralelamente à assembléia, três palestras serão realizadas no Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio, com entrada franca.

No dia 5 de agosto, às 19h30, Jim Bell, da Universidade de Cornell, mostra as curiosidades sobre o planeta Marte. Dia 7, às 18h, Franco Pacini, da Universidade de Firenze, debate sobre o legado de Galileu. E no dia 12, às 19h30, Françoise Combes, astrônoma do Observatório de Paris, fala sobre o nascimento e a vida das galáxias.

Além do Planetário, o público que passar pela Cinelândia, no Centro, a partir desta terça-feira, poderá participar de atividades relacionadas à astronomia, em uma tenda de 450 metros quadrados. Parte da programação do encontro da IAU, o evento “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela” oferece exposições, atividades interativas, oficinas, planetários infláveis, palestras de curta duração e observação do Sol por meio de telescópios.