sábado, 29 de novembro de 2008

Ajudando Santa Catarina

Doação de alimentos, roupas e/ou cobertores em Santa Catarina:

As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Senac/SC, CIEE/SC, OAB/SC e Defesa Civil de todas as cidades catarinenses.*

Doação de alimentos, roupas e/ou cobertores em outros estados:

Encaminhe doações para a defesa civil de seu estado ou para o exército.

Para ser um voluntário:

Divulgador da Campanha de Doações SENAC

Voluntário organizador de campanha para desabrigados

Divulgador da Campanha de Doações CIEE

Divulgador de formas de apoio aos desabrigados de SC

Outras oportunidades disponíveis.

Para doação de dinheiro:

A Defesa Civil catarinense abriu no final da tarde desta segunda-feira (24) duas contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelos desastres naturais. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas:

Banco do Brasil: Agência: 3582-3 / Conta corrente: 80.000-7

BESC - Banco do Estado de Santa Catarina: Agência: 068-0 / Conta corrente: 80.000-0

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.

Todo dinheiro arrecado será utilizado para compra de mantimentos para os desalojados.

Para maiores informações sobre as doações e sobre a situação dos municípios de SC visite: Defesa Civil.

Para saber os endereços dos locais de entrega de alimentos e cobertores:CIEE SC, SENAC SOCIAL, OAB SC ou RBS

Todo e qualquer tipo de apoio é muito bem vindo! O IVA e as famílias de Santa Catarina agradecem a sua colaboração. Conte com a gente e entre em contato em caso de dúvidas.

Muitíssimo Obrigado,
Instituto Voluntários em Ação

Rua Deodoro, 226 - Florianópolis - SC
Cep: 88010020Telefone: (48) 3222 1299

www.voluntariosemacao.org.br

www.voluntariosonline.org.br

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

E tome política de quotas...

Um debate rola agora na Globonews entre o Senador Cristóvam Buarque (PDT) e o dep. fed. Paulo Renato (PSDB), ambos ex-Ministros da Educação, sobre política de quotas em escolas e universidades.

O Senador é o mais doce iludido. Apóia a quota étnica universtária, para que se possa ter uma elite negra no Brasil, mudar a cara da nossa elite. Imagino que o Senador creia que esta nova elite seja uma elite solidária, face a história do negro no Brasil.

Desnecessário dizer, estou babando sangue.

Como se não bastasse tudo o que costumo pensar sobre uma escolha baseada em critérios étnicos para o que quer que seja, eu acho que este motivo é inexistente. Uma elite social é uma elite social. Period. A capacidade de atribuir um excesso de vícios a um grupo social ou étnico é tão racista quanto a capacidade de atribuir virtudes em excesso, pois ambas as atitudes desumanizam o alvo: a primeira, em um negativismo, pondo-o além de qualquer redenção. A segunda, por privá-lo da dimensão do erro.

Os debatedores concordam, discordando, que o critério de estabelecimento do que é 'raça' é totalmente subjetivo, e haja IBGE para definir isto - é claro que não vai dar certo. Isto apenas irá polarizar a questão racial, o mestiço no Brasil terá que escolher lados.

Disse o Senador que uma vantagem é tirar de debaixo do tapete o assumir-se negro. Ok. Sem problemas até ai. O que pega, entretanto, é o novo "debaixo do tapete", o novo "não se comenta isto": pessoas que, claramente - no pun intended - não são negras. E, se apelarem para o 'realidade é percepção', então na minha realidade vejo muita gente se iludindo, em prol de uma auto-afirmação que não irá valer a pena, em um projeto geral de Brasil.

Imagino que Darcy Ribeiro, que defendia a 'raça brasileira' baseado na mestiçagem, esteja rolando no túmulo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Imprescritível...

Tortura é um crime imprescritível, disse a Ministra Dilma Roussef.

"(...) o crime de terrorismo também é imprescritível." - declarou o Ministro do STF Gilmar Mendes, em resposta.

Tá, e ai?

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Otimismo Desvairado

Em valiosa dica dada no comment abaixo, puxo pra cá o link para o blog de Marco Fonseca, que me referi da tal eleição do cybervereador.

De cara, o mais recente artigo, no momento em que gero este post, é um recado contra otimismo desvairado, para os eleitores de Gabeira que, como eu, acreditam que metade da cidade é burra.

O recado foi dado, sem dúvida. Há ainda que se considerar que não é "mais uma opinião", mas alguém que viveu ali pertinho de como a outra máquina funciona.

Mas devo dizer que eu continuo um mau perdedor.

sábado, 1 de novembro de 2008

Democracia + Internet

Em um excelente artigo, meu prezadíssimo Victor Barone, a bordo do seu Escrevinhamentos (na coluna ao lado), fala da importância da internet no processo democrático, indo em direção da democracia participativa, ao invés do nosso já batido modelo representativo.

Lembro de um candidato a vereador pelo PV aqui no Rio, anos atrás, que se apresentava como o Cybervereador. Ele vinha com essa proposta, de implementação na câmara de vereadores. Sequer foi eleito, como era de se esperar. Mas quem o conheceu de perto disse que ele era sério, e sua proposta não era a de nenhum doidivanas. Nunca mais soube dele.

Parabéns pelo relevo do tema, Victor, assim como pela forma que você o apresentou.

Churchill dizia que a democracia era o pior dos sistemas políticos possíveis, salvo por todos os outros. Bem, a ciberdemocracia talvez possa deixar a coisa ainda menos pior...