quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sauron Gathers His Army...

... Crivella se alia aos Garotchenhos atrás de apoio para a prefeitura do Rio.

Apesar de tradicionalmente um grupo de lavadores cerebrais de massas não gostar do outro (lógico, competem na mesma seara), aparentemente as divergências foram esquecidas.

UPDATE: ler a notícia acima na hora do café da manhã não foi a melhor coisa do dia (até pq a melhor coisa do dia foi, disparado, algo muito mais importante do que isso). Mas ver, na hora do almoço, que hoje mesmo a Polícia Federal desencadeou uma operação que levou à prisão do dep. Álvaro Lins, chefe da polícia civil no governo Garotchenho, em flagrante delito (a imunidade parlamentar não segurou) e que entrou com mandado de busca e apreensão na casa dos estimados ex-governadores do estado do Rio de Janeiro, acusados de formação de quadrilha armada... isso realmente alegra a vida de qualquer um.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pesquisa com células-tronco...

Hum, espinhoso.

Sim ou não? Sim, eu espero que passe essa lei, até o fim do dia. Os embriões estão ai, já irrecuperáveis, não utilizá-los é non-sense.

Como bem me lembraram, houve uma época em que estudar cadáveres era algo anti-religioso e anti-moral. A ciência avançou depois que estudos foram liberados nesse sentido.

E o Estado é laico (todo mundo votando no Gabeira pra prefeito aliás, ouviram, crianças?), antes de mais nada.

Mas...

Um medo religioso é, até onde entendo, o precedente que isso abre, indo em direção da legalização do aborto, amplo e irrestrito, que é outro assunto pra um outro dia. Ou seja, por trás disto está a noção de solidariedade contra quem não poderia, de forma alguma, defender-se (e que, provavelmente, está a raiz da noção contra o estudo em cadáveres d'antanho: a ressurreição dos mortos nos Últimos Dias, etc.; e como fica, se cadáveres são conspurcados?. Enfim.). Ou que abortos - legalizado ou não - possam suprir uma pequena indústria em prol da pesquisa das células-tronco, algo nesse sentido.

E ai eu não consigo deixar de pensar que a questão não é religiosa. É de afeto. De solidariedade, a quem menos pode se defender nesse mundo. E que, se temos que adotar uma postura neutra - amoral? - quanto à questão científica, eu pergunto: por que a vacinação em massa, especialmente a infantil? Não seria melhor que seleção natural fizesse o seu serviço mediante a exigência do momento, em prol da nossa Evolução?

UPDATE (30/05/08) - E acabou que o STF aprovou a lei de pesquisas com células-tronco. Parabéns ao país, por se dar a chance de obter seu lugar em pesquisa de pontas parabéns ao Supremo pela decisão e pela veiculação do debate, que de nível maior talvez não possa ser; parabéns aos doentes, que agora poderão dispor de mais uma chance aos seus males; parabéns se não a todos nós, um bom pedaço ao menos, por empurrarmos um pouco mais os limites da luz em direção às trevas.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Jogos Olímpicos, hein? II

Em Março chiei sobre os Jogos Olímpicos. Chiarei mais um pouquinho.

Perguntando sobre essa chiadeira a um amigo meu, atleta, ele achou que era isso mesmo. Conversando a respeito da 'base' - ou seja, os próprios atletas - poderem fazer eles mesmos a greve contra a idéia do COI fechar acordo com a maior ditadura do planeta, ele titubeou, uma vez que poder ir aos Jogos Olímpicos são a coroação do esforço de uma vida. É. Compreendo. Lembrei que as Olimpíadas de 80 foram, afinal, na capital da então URSS.

Em 1968, este ano fatal, nas Olímpiadas de Verão na Cidade do México, o primeiro e terceiro lugar nos 200 metros rasos, Tommie Smith e John Carlos, atletas americanos, negros, ao pódio durante a execução do Hino Nacional americano eles ergueram punhos fechados com luvas negras, em prol da pobreza dos negros americanos. Deu zica, foram expulsos da comitiva americana, da vila olímpica, só faltou perder a medalha.

Além de ser um delicioso exemplo de 'emoção não programada' de eventos ao vivo, confesso que gostaria de ver algum stunt desses no pódio chinês, alguma hora. Claro que não seria transmitido, a maior ditadura do planeta está aplicando um delay de alguns segundos em transmissões ao vivo, para evitar que imagens politicamente incorretas 'ofendam o povo chinês', como eles gostam de colocar.

Mas certamente saberíamos do ocorrido, e as imagens acabariam surgindo. E lavaríamos a alma. Alguém teria feito algo pela redenção do pecado de nossas omissões.

Ainda a ver...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cai mais uma sonhadora...

... a saída de Marina Silva me lembra a de Cristovam Buarque. São os sonhadores que continuam, seis-sete anos depois, os a se machucarem. No luxo que só os de esquerda ainda conseguem, são os que mais vi chegarem longe em suas crenças, seus projetos e sonhos, antes que a escrota realidade, realidade esta estabelecida por um consenso - nunca nos esqueçamos. Juntaria ai Heloisa Helena.

Carlos Minc já nem bem entrou e meteu o pé na porta. A agressividade de quem não tem nada a perder? Tomara que dê certo.

To Infinity...

... and Beyoooooooooooooond!

Fusionman decola. O fascínio por voar é renovado. Dos anos 60 aos 80 se via uma "mochila voadora", que apareceu muito na televisão, inclusive em algumas séries.

Engraçado como esta foto lembra o anjo caindo na capa daquele LP do Led Zepelin.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Os Doze Reis...

... já ouvi uma variante que seriam 36, mas Jorge Luis Borges, em seu O Livro dos Seres Imaginários, conta que eles são os 12 homens e mulheres justos, pelos quais Deus não dá um ctrl+alt+del geral e acaba com tudo logo de uma vez.

Talvez um eco com a passagem de Sodoma e Gomorra, quando Abraão procura interceder por seus habitantes, e Jeová diz que mesmo que houvessem somente dez justos na cidade, Ele não a destruiria.

Nunca ouvi falar de Irena Sendler até o jantar de hoje, quando no Jornal Nacional se anunciou sua morte aos 98. Perda minha. Enfermeira, assistente social, procurou ajudar os judeus do Gueto de Varsóvia, ao risco de vida. Contrabandeou 2.000 crianças para fora, para conventos, famílias católicas, etc. Presa e torturada pela Gestapo, foi solta por suborno a oficiais nazistas feito por movimento de resistência Zegota (Conselho de Ajuda aos Judeus), que ainda assim a soltaram em uma floresta, com braços e pernas quebrados.

Enfim.

Acho que uma dos Doze, da geração atual, finalmente foi descansar. Esse é o olhar que eu acho que gostaria de ter, se conseguir chegar aos 90. Um olhar leve, tranquilo, de bem com a vida. Mesmo tendo passado pela boca do inferno.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Belo e trágico...

... como o tango. En tus brazos.

Tango, Borges e Buenos Aires. Malditos argentinos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

A Revolução Genômica

Começou sexta em São Paulo. Espero que venha para o Balneário, assim como veio a de Darwin. Esse tipo de exposição sim, é que tinha que entrar pro calendário da cidade, e não mega-shows que emporcalham a cidade e só enriquecem anunciantes e patrocinadores.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

quinta-feira, 1 de maio de 2008

E o sabor do sorvete é baunilha...

... uma comissão constituída por gente de bom senso - incluindo-se ai João Ubaldo Ribeiro, Nelson Motta, Caetano Veloso - produziu um documento a ser apresentado a quem de direito, contra a noção do valor étnico na política de quotas para estudo universitário.

Defendem que o valor deve ser de renda financeira, e não étnico.

Já era hora.