segunda-feira, 31 de março de 2008

Tempos interessantes...

"Alguém me explica, por favor, como diabos nesse balneário de meu deus o incrivella está no páreo com chances reais?"

Já se esqueceu como funciona o Rio, moça? :)

É muito simples. Uma crescente massa de miseráveis aportando aqui, terreno fértil para todos os tipos de demagogia, especialmente a religiosa. Ao menos há agora um candidato que poderemos ter uma dose de confiança para combatê-lo, que é o Fernando Gabeira.

Confesso que eu não entendo São Paulo, também. Como assim, a Martaxa tá voltando, e com qualquer chance real? Quem é esse povo que vota nela? Já esqueceram que ela chegou a se aliar com Paulo Freakin' Maluf para se unir contra o Serra? Isso vai além da contradição e paradoxo ideológico, creio, que ficou meia-dúzia de esquinas do bom senso e vergonha atrás.

Capas, capas e mais capas...



Para começar bem a semana...

Sério.

Eu não vou explicitar nessa página, porque não quero que ela sirva para alimentar buscas sobre o programa de televisão referido.

O que eu acho curioso é que não é como o Piauí fosse o estado com os melhores índices sociais para que este deputado pudesse gastar tempo e esforço sobre esse assunto. Esse cara devia ser cassado. Se é uma tentativa de elevar a auto-estima do estado que ele representa; ele deveria estar trabalhando por melhores condições de tudo por lá. Mas dar asa para isso... só pode ser uma tentativa torpe de chamar a atenção.

sábado, 29 de março de 2008

Radiografia da genialidade...

... ou, mais simplesmente, as model sheets de The Iron Giant.

Ok, eu sou um fã babão do Brad Bird (Os Incríveis, Ratattouille), mas pqp!

No Brasil, ele apenas passou, na tela grande, no Anima Mundi de 2000, primeiro ano da Praça Animada, ao lado do Centro Cultural dos Correios e Telégrafos. Quando perguntei a um dos diretores do evento sobre um longa comercial sendo passado em uma mostra de autorais, ele disse que não tinha a ver com o perfil, mas era um filme tão foda que, quando souberam que ia sair direto pra vídeo, ele tinha que ser passado em algum lugar com tela de cinema, para fazer a justa homenagem. Não pude concordar mais.

Lembro dum camarada na platéia, na fila atrás de mim, espontâneo, quando as luzes se acenderam, "Titan Aé o caralho!!! Isso é que bom!!!"

Indeed.

sexta-feira, 28 de março de 2008

quinta-feira, 27 de março de 2008

Até que enfim!


Levou 20 anos para sair na Botocúndia, mas afinal, está aqui. Talvez seja a grande obra de Katsuhiro Otomo (Metropolis, Steamboy), que nos prepara algo para 2009. A série original em quadrinhos, que leva, acho, cerca de 40 volumes para ser concluída, tentou ser vendida aqui no Brasil, mas acho que não chegou a completar. Era a Editora Globo, eu acho.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Panelaço na Argentina...

Eu não sei quem tem razão nessa história lá na Argentina: se os produtores rurais que chiam a respeito do aumento nos impostos submetido a eles, quando o assunto é exportar; ou o governo, que acha que tem que taxar mesmo, com direito da Presidente dizendo que são "os protestos da abundância", já que eles "são os protestos dos setores mais ricos da Argentina."

O que eu quero chamar a atenção é porque Brasília se torna um colossal e malandro erro nessas horas.

Razão ou não razão, ter a população de uma cidade de verdade se reunindo na fachada do governo fazendo um barulho daqueles tem pra lá de seus méritos.

Enquanto isso, na Distante e Alheia, ninguém vê nada, ninguém sabe de nada, ninguém viu nada...

terça-feira, 25 de março de 2008

Jogos Olímpicos, hein?

Deixa ver se eu entendi.

O maior regime ditadorial do planeta desce o sarrafo em um país soberano conquistado desde os anos 60, e ainda vai sediar os próximos Jogos Olímpicos.

Promessas de boicote são desmentidas por qualquer país de tradição democrática, todo mundo apenas parece dar de ombros e dizer 'é, pois é. Não. Feio, pare. Hum, não parece adiantar muito...'

Lembro da época do Massacre da Paz Celestial, que levou o galante PT de então a romper ligações diplomáticas* com o Partido Comunista Chinês, oh! Que bravura! Que gesto!

Do PT galhofante de agora, não ouvi palavra.

Dos atletas, ouvi muito menos. Talvez eu esteja com cera no ouvido. Ou não procurando o suficiente. Talvez eu, aposentado do halterocopismo e apenas atuante no arremesso de dados a curta distância, esteja me metendo a saber o que são ideais de esporte mais do que aqueles que praticam. Talvez eu esteja idealizando demais um mundo que, pra princípio de conversa, nunca o foi - ou não seria mundo, seria o modelo de idéias que Platão descrevia. Sabem como é, Platão, Jogos Olímpicos, idéias e ideais, etc. Devo ter feito alguma confusão. Jurava, entretanto, que o aprimoramento do corpo e da mente deveria vir com alguma espécie de aprimoramento do espírito, traduzível em algum aprimoramento se não moral, ético. E que os ideais costumam ter ligações bem próximas, aqui e ali, quase como uma grande família, onde quando cai um, todos sofrem.

Mas ei, a bolsa tem que se justificar, e os patrocinadores têm que aparecer e vender, e as contas têm que ser pagas, afinal.
__
* eu jurava que só países podiam romper ligações diplomáticas, mas que sei eu?

P.S. - Vi agora que a França pode boicotar os Jogos, se a China não abrir o diálogo. Já é alguma coisa.